25.2.14

Governo Federal realiza aplicação do teste TOEFL ITP para mapear a proficiência dos alunos das universidades federais

O teste é gratuito e podem participar das aplicações alunos de graduação, mestrado e doutorado.

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu) e CAPES, vai ofertar aplicações gratuitas do teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP a alunos de graduação, mestrado e doutorado de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Essa iniciativa permitirá ao aluno conhecer sua proficiência em língua inglesa e o resultado do exame, ou score, poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciência sem Fronteiras para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais, bem como para as inscrições às aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras.

Poderão participar das aplicações os alunos das 57 universidades federais credenciadas como Centros Aplicadores do Programa IsF, entre elas a UFRJ. O período de inscrições ocorrerá a partir de 10 de fevereiro até 21 de março, sendo que as aplicações serão realizadas no período de 20 de fevereiro a 28 de abril. Nesta universidade, as aplicações ocorrerão no período de 17 a 21 de março.

A partir de 10 de fevereiro, o aluno poderá acessar o site do Programa IsF (isf.mec.gov.br) para realizar sua inscrição. Para isso, ele deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação, mestrado ou doutorado de instituição credenciada como Centro Aplicador. Para conhecer as universidades participantes, clique AQUI.

As aplicações na UFRJ ocorrerão nas seguintes datas e locais: Faculdade de Letras da UFRJ nos dias 17, 18, 19, 20 e 21/03 às 13h. Em caso de dúvidas, o aluno deverá entrar em contato com o(a) coordenador(a) do Programa Inglês sem Fronteiras da UFRJ Profª   Christine Nicolaides, nucleoisfufrj@gmail.com.

O CA, ou Centro Aplicador, é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU, CAPES e Mastertest (certificadora do TOEFL ITP no Brasil) para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras e às universidades federais com o objetivo de realizar um mapeamento da proficiência em língua inglesa dos alunos dessas instituições.

O IsF

O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.


13.2.14

AULA INAUGURAL

   "Convidamos todo o corpo social da FND para a AULA INAUGURAL do ano letivo de 2014, que será proferida pelo Prof. LEONARDO GRECO, Titular em Direito Processual Civil nesta Casa, e que ocorrerá no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, às 11h00, no Salão Nobre (2º andar), sob o tema “Execução na reforma do Código de Processo Civil”.
   Aos alunos presentes serão concedidas duas horas de Atividades Complementares."

Fonte: Direção