3.6.11

Revista Versus

A Revista VERSUS, ISSN 1984-4263, é uma publicação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Plural e interdisciplinar, a publicação, na versão impressa e online, tem o objetivo de reunir o pensamento crítico das diversas áreas do conhecimento voltadas para os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais da sociedade contemporânea. VERSUS nasceu com o propósito de se constituir num polo aglutinador do esforço intelectual para entender o Brasil e a realidade internacional, a partir de múltiplos olhares. O nº Zero da revista foi lançado em dezembro de 2008 e tem como assunto principal a crise econômica mundial.

Prezados (as),

A versão virtual da edição nº 6 da Revista VERSUS, da UFRJ, já está na rede (www.versus.ufrj.br) com os destaques seguintes:

EXCLUSIVO – Em entrevista a VERSUS no Palácio do Planalto, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, diz o que muda e o que não muda na política externa com Dilma Rousseff.

PRÉ-SAL E O FUTURO – Ildo Sauer, professor da USP e ex-diretor da Petrobras, e Sônia Seger, pesquisadora do Instituto de Eletrotécnica (IEE) da USP desvendam os múltiplos significados dessa nova etapa da exploração do petróleo para o Brasil.

KARL MARX – A seção Ensaios traz o artigo “Marx e a economia política: a crítica como conceito”, do professor titular do Instituto de Economia da UFRJ, Aloísio Teixeira.

BELLA JOZEF – Em novembro de 2010, uma parada cardíaca pôs fim à vida de Bella Jozef, crítica literária e intelectual de vasta obra sobre literatura Hispano-americana. Dias antes, a convite de VERSUS, ela havia escrito um texto analisando a obra do escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998), Prêmio Nobel de Literatura.

DROGAS – Professora Adjunta de Direito Penal da UFRJ, Luciana Boiteux trata da questão no artigo “Política Internacional de Drogas e Redução de Danos”.

MIGUEL CARTER – Professor da American University (EUA), Brasilianista afirma que mesmo no governo Lula a reforma agrária foi conduzida de forma a não contrariar as elites no campo.

E mais:

Carlos Drummond de Andrade, Michel Foucault, Adam Smith e Francis Ford Copolla estão em Lupa.

Rubens Figueiredo, um dos principais tradutores da língua russa para o português, escreve sobre Liev Tolstoi.

Boa leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário