8.4.11

Eleições UFRJ

UFRJ
UFRJ escolhe o futuro reitor

Acontece de 11 a 13 de abril o primeiro turno da consulta à comunidade universitária que ajudará a eleger o reitor da UFRJ para o quadriênio 2011-2015. Cerca de 68 mil professores, estudantes e servidores técnico-administrativos em Educação estão aptos a votar em uma das quatro chapas candidatas ao pleito: Carlos Levi, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina (FM), concorrem pela Chapa 10; Alcino Câmara, do Instituto de Economia (IE), e Maria José Coelho, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), pela Chapa 12; Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras (FL), e Léa Miriam, da FM, pela Chapa 20; e Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química (IQ), e Eliezer Barreiro, da Faculdade de Farmácia (FF), pela Chapa 99.

Cada eleitor votará em sua unidade de origem. As seções de votação podem ser consultadas no blog da Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS). O votante deve ter à mão a carteira de identidade, DRE ou carteira funcional. Por exigência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, que define 12 dígitos para o número de inscrição, o registro de docentes e técnico-administrativos será o número do CPF seguido de um “zero”. Já para estudantes, será o número do DRE seguido de três “zeros”.

A consulta acontece em 51 seções de pesquisa, durante os três dias, das 9h às 16h, exceto nas seções CCMN 01 (Centro Cultural Horário Macedo), CCMN 02 (Hall do Bloco A do CT), CCMN 03 (Instituto de Matemática), CLA 03 (Faculdade de Letras), CCS 01 (Bloco A do CCS), CCS 04 (Escola de Educação Física e Desportos), CCS 06 e CCS 07 (subsolo do Hospital Universitário), CCS 09 (Escola de Enfermagem Anna Nery), CCJE 01 (Faculdade de Direito), CCJE 03 (Palácio Universitário), CFCH 01 (Decania do CFCH), CFCH 02 (Faculdade de Educação), CFCH 03 (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) e Macaé 01 (Pólo Universitário), que funcionarão das 9h às 21h. Nos pólos da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), a votação ocorrerá no dia 12, das 16h às 22h, e no dia 13, das 16h às 19h, pois não haverá atividades acadêmicas no dia 11, de acordo com informação da Diretoria dos Polos Regionais.

A novidade da consulta este ano será a votação através de urnas eletrônicas. Os 148 equipamentos – 38 para votação dos técnico-administrativos, 37 para estudantes e 33 para docentes, além de 40 urnas reservas para quaisquer eventualidades - foram cedidos pelo TRE-RJ. Apenas nas seções com até quatro eleitores, a votação será feita em urna de lona, para não permitir a identificação do votante.

Na última quarta (06/04), os aparelhos passaram pelo processo de “inseminação de dados” no TRE e, nesta quinta (07/04), os mesários receberam treinamento para a operação do processo. Mais de mil voluntários das três categorias realizarão o trabalho, que será coordenado pela Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS).

Processo Sucessório

Caso haja necessidade, de 15 a 20 de abril, acontecerá a campanha de um eventual segundo turno. A consulta será realizada nos dias 25 e 26 de abril, com o resultado sendo divulgado no dia 27. Finalmente, no dia 28, a CCPS apresenta o resultado da consulta ao Colégio Eleitoral (formado pelos membros do Consuni, CEG, CEPG e Conselho de Curadores) que definirá a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação.

Publicado em: 07/04/2011

Fonte: UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário