20.7.10


Caros alunos da FND,

Demonstre para a BCM o quanto ela é importante na sua vida acadêmica. Doe livros que compraram e não precisam mais, para que outros também tenham acesso. Estaremos recebendo a sua doação até 6ª feira (23/07/2010).

20 de Julho Dia do Amigo!

15.7.10

Sugestões para o Acervo

Atenção Usuários da BCM

Estamos realizando um levantamento de sugestões de
livros, para oportuna aquisição, a fim de enriquecer cada
vez mais nosso acervo.

Para isso, contamos com a sua colaboração:

Clique na imagem ao lado e registre sua sugestão, ou se preferir, indique diretamente na Biblioteca, preenchendo a listagem disponível no Balcão de Empréstimos.







13.7.10

Brasiliana USP - Uma Biblioteca Digital para Todos

A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permitirá o acesso para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil) custodiada por uma universidade em escala mundial, tornando-a disponível na rede mundial de computadores (internet). Concebido pelo prof. István Janscó (in memoriam), sob a coordenação do prof. Pedro Puntoni, o projeto BRASILIANA USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP - formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional.

...A proposta de formação de uma Brasiliana Digital parte de alguns princípios fundamentais. Para nós, a biblioteca digital que estamos construindo deve se nortear pelo seu uso esperado: a pesquisa científica e a investigação interessada; a educação formal e informal; o desejo de conhecimento e de formação dos cidadãos. A instituição desta biblioteca digital, que desdobra virtualmente o magnífico acervo da Universidade – tendo por ponto de partida a Biblioteca MIndlin – poderá, em médio prazo, oferecer um modelo tecnológico de gestão que possa se multiplicar por outras coleções e acervos. Sendo assim, a Brasiliana Digital se oferece como um instrumento de multiplicação, de universalização de acesso, de democratização dos meios que permitem uma formulação mais sólida da memória nacional e uma reflexão ampliada sobre a cultura brasileira...

...Na atual versão (1.1) da Brasiliana Digital, todos os livros, folhetos e periódicos podem ser pesquisados também pelo seu conteúdo, já que estamos utilizando uma tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR). Os livros completos são oferecidos em alta resolução (300 dpi) com compressão de dados (Lura Compressor)...