16.11.09

Novo Portal de Periódicos da Capes poderá ser acessado por todas as universidades federais

A partir do dia 11 de novembro, o novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará disponível a todas as universidades federais do país. O lançamento acontece em Brasília, durante a solenidade de comemoração do 9º aniversário do Portal. O evento está marcado para as 11h, no edifício-sede da Capes.

O novo sistema vai facilitar o acesso à informação científica disponível no Portal de Periódicos. Uma novidade é a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. Esse recurso foi desenvolvido pela equipe do Portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris.

O Portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo do site, de acordo com a área de interesse do pesquisador. As funcionalidades fazem parte do Projeto de Atualização Funcional e tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria entre a Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante essa etapa de implantação do Projeto, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal de Periódicos.

Informações adicionais podem ser obtidas pelos e-mails imprensa@capes.gov.br e fabio.pereira@capes.gov.br . Acesse o Portal de Periódicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes

10.11.09

Biblioteca Digital do Superior Tribunal de Justiça (STJ) integrar a LexML Brasil

A Biblioteca Digital do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a primeira a integrar a Rede de Informação Jurídica e Legislativa – LexML Brasil, um portal especializado em informações jurídica e legislativa. O portal LexML, permite coletar leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil em uma única consulta.
A BDJur é a primeira biblioteca digital a contribuir como provedora de dados do LexML Brasil. O Portal irá realizar o mapeamento de doutrina, inclusive dos mais de seis mil itens que a BDJur já disponibiliza em texto integral. O STJ irá integrar, também, seus dados de jurisprudência no portal. Já estão em andamento os ajustes técnicos necessários ao mapeamento de cerca de 350 mil acórdãos e resoluções.
A tecnologia que a BDJur utiliza - XML schema, a URN como identificador persistente e o protocolo OAI-PMH para processo de coleta de metadados, já tendo sido recomendado pela versão 4.0 do E-Ping, o padrão de Interoperabilidade do Governo Eletrônico - permitiu a rápida agregação das informações.

Fonte: Convergência Digital