27.5.09

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A BDTD objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, também acessível via Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD).
O portal tem como proposta, além de disponibilizar gradativamente, para consulta ou download, a produção nacional de teses e dissertações, oferecer aos usuários produtos e serviços integrados capazes de proporcionar aumento significativo ao impacto de suas pesquisas. Consulte os produtos e serviços. Acesse, conheça, participe: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(fonte IBICT)

Acesso livre à informação científica impulsiona desenvolvimento do País

O Brasil caminha a passos largos para estabelecer uma sociedade do conhecimento com acesso totalmente livre e gratuito à informação científica.
Graças aos esforços empreendidos por organismos estatais, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil já é a 5ª maior nação do mundo em número de repositórios digitais, à frente de potências econômicas como França, Itália e Austrália, possui a 2ª maior Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do planeta (a BDTD), e ocupa o 3º lugar em quantidade de publicações periódicas de acesso livre. ... Leia mais em http://www.ibict.br/noticia.php?id=596/

Acervo fotográfico da Revista Life

Eis um baú com raridades históricas que acaba de ser aberto na Internet. De um acervo com alguns dos flagrantes fotográficos mais importantes dos últimos 150 anos, a revista norte-americana LIFE, que não circula mais em papel desde o ano passado, inaugurou um serviço com 2 milhões de fotos de seu arquivo - o projeto prevê mais 8 milhões. E tudo de graça, em alta resolução e ao alcance de qualquer um. Em parceria com o Google, o site permite, por meio de buscas, acessar registros feitos desde 1860, como um flagrante de Alberto Santos Dumont a sobrevoar Paris ou um retrato de Lenin datado de 1918.
http://images.google.com/hosted/life/
(fonte: Luiz Antônio Gravatá)

25.5.09

Revista Veja - Acervo digital

A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra na internet. Trabalho impressionante que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa. Basta acessar o seguinte link:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

http://veja.abril.com.br/acervodigital%20/

A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968. O sistema de navegação no site é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse, podendo ainda dar um zoom e ler as matérias.
O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.
Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

20.5.09

Aprender Brincando

Novo portal de periódicos

LivRe!
Portal de periódicos de livre acesso na internet. Coleção com mais de 3000 periódicos, inclusive nas áreas jurídicas, com recursos de busca:
http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp/